DESENVOLVENDO O CUIDADO
Para a Organização Mundial da Saúde, o parto é um processo complexo. Dessa forma, é essencial garantir que, tanto a mãe como o recém-nascido, recebam os cuidados mais seguros possíveis (OMS, 2017)¹. E, visando a melhoria do atendimento à mulher gestante e ao recém nascido, o Hospital Maternidade Interlagos conta com ações de incentivo para fortalecer o cuidado dos pacientes.
A equipe do HMI trabalha para encorajar o protagonismo da mulher durante a gestação, parto, nascimento e puerpério, informando os seus direitos e promovendo o autocuidado.
A mulher e o recém-nascido devem ser abordados integralmente. E o profissional de saúde deve considerar o cuidado além da avaliação clínica, compartilhando saberes, oferecendo conhecimentos e orientações que possam auxiliá-la na vivência do ciclo gravídico-puerperal. Nesse período, as mulheres precisam estar cientes das demandas de autocuidado, e da sua própria capacidade autonomia para desenvolvê-lo. Por isso compartilhamos dicas importantes para o desenvolver o cuidado.
Guia de Implementação da Lista de Verificação da OMS para Partos Seguros: melhorar a qualidade dos partos realizados em unidades de saúde para as mães e os recém-nascidos. [WHO safe childbirth checklist implementation guide: improving the quality of facility-based delivery for mothers and newborns]. Genebra: Organização Mundial da Saúde; 2017. Licença: CC BY-NC-SA 3.0 IGO.¹